Gostou? compartilhe!
Sobre Piso de cimento queimado
O piso de cimento queimado nada mais é do que uma opção de acabamento de pisos que leva apenas cimento. Apesar de o nome piso de cimento queimado sugerir algum processo de combustão, não acontece nada desse tipo. O termo piso de cimento queimado provavelmente surgiu associado à perda ou desperdício do cimento, que é polvilhado, deixando, dessa forma, sobrar massa ainda molhada.
O piso de cimento queimado tem uma aparência similar a de um piso de cimentado alisado. De fato, a principal característica visual da superfície do piso de cimento queimado é a sua lisura. Esse tipo de piso combina a aparência rústica da superfície de cimento ou concreto com a elegância e a beleza de um piso alisado.
Como o Piso de cimento queimado é feito
O primeiro passo para a realização do piso de cimento queimado é contratar o serviço de uma empresa especializada no assunto e que possua profissionais que saibam como fazer este tipo de serviço. É necessário contratar profissionais experientes. A aplicação do piso de cimento queimado é extremamente simples, porém alguns pequenos cuidados na hora de sua aplicação são necessários, para garantir assim o bom resultado final da obra.
Se o contrapiso onde o piso de cimento queimado for aplicado tiver uma superfície regular e lisa, é necessário fazer o chapisco. Se o contrapiso for irregular, o chapisco é desnecessário, já que ele serve apenas para aumentar a aderência à próxima camada de massa.
Depois é preciso uma camada de argamassa que possua mais ou menos 3 cm para a aplicação do piso de cimento queimado. A argamassa deve ser feita apenas de cimento, areia e água. Porém, é muito importante que sejam postas juntas de dilatação no piso, para que sejam evitadas fissuras e rachaduras no chão. As juntas podem ser de qualquer material, o importante é que sua função estrutural vai servir para que elas funcionem como área de escape para dilatações do piso no futuro. Ao aplicar a camada de argamassa, é fundamental garantir a lisura e o nivelamento do piso de cimento queimado.
É só a partir de então que se inicia a queima do cimento. Com a massa ainda úmida, polvilha-se pó de cimento sobre ela, cobrindo toda a sua superfície. Desse modo é possível realizar várias combinações de cores ou a pessoa pode optar simplesmente por manter o aspecto original do cimento. Após polvilhamento do cimento sobre a superfície da argamassa, começa o processo de desempenar o cimento, que deixará a superfície do cimento queimado lisa, caracterizando o que chamamos de piso de cimento queimado.