Gostou? compartilhe!
A laje zero, também conhecida como laje acabada ou laje nível zero, está sendo empregada em muitas obras atualmente. O uso da laje zero serve para substituir outros métodos construtivos que eram até então utilizados em construções civis.
Sistema Laje zero
O sistema laje zero possui uma execução que não difere só no acabamento superficial que é dado no concreto, mas também em outros setores que causam diversas mudanças em relação ao sistema tradicional de colocação de laje, como sistema de fôrmas, processo de projeto, armaduras, escoramentos e concretagem. É devido a essas diferenças que o sistema laje zero tem conseguido ocupar cada vez mais espaços nas obras de diversos pavimentos.
A laje zero é considerada como um modelo de execução de laje de concreto armado que é o grande responsável pela planicidade e nivelamento do piso. A aplicação da laje zero age de maneira a substituir a camada de contrapiso que estava presente naquele chão, trazendo para a laje um melhor assentamento. Para que seja possível o uso da laje zero, é preciso fazer o uso de máquinas acabadoras de superfície, já que estes equipamentos oferecem ao piso um acabamento camurçado ou polido, o que torna mais fácil o assentamento de qualquer tipo de acabamento que seja feito diretamente sobre a laje. As aplicações da laje zero também permitem que sejam usadas texturas dos tipos rústicas ou lisas, oferecendo à pessoa que utilizá-la um maior leque de opções para o tipo e a decoração de seu piso.
A laje zero é comumente encontrada em lugares como estacionamentos ou pisos de subsolos, quadras poliesportivas, shoppings centers, prédios residenciais e comerciais, helipontos, entre outros tipos de locais.
Vantagens da laje zero
A laje zero tem certas vantagens em comparação aos outros tipos de pisos e lajes, entre elas a possível eliminação do contrapiso, a altura mais elevada, agilidade na montagem e nivelamento das formas do próximo pavimento.
É importante ressaltar que a laje zero é uma estrutura leve, que irá trazer ao consumidor uma redução de custos, material e mão de obra. Além disso, trata-se de um tipo de piso que possui fácil manutenção e limpeza, trazendo um menor custo e trabalho de cuidados e manutenção para quem for utilizá-lo.